sábado, 2 de julho de 2011

CONTROVÉRSIA HEREDITARIEDADE VS MEIO

 



 Inicialmente vamos analisar a controvérsia entre a origem do desenvolvimento humano ser devido à hereditariedade (genes) ou ao meio.

As pessoas são diferentes devido à influência do meio ou à hereditariedade?


As pessoas diferem em vários factores tais como a religião, sexo, idade, inteligência, educação, entre outros. Diferem ainda quanto às características sociais, económicas e morais. a questão é : se a individualidade é resultante das características biológicas ou herdadas ou é influenciada pelo meio ambiente onde vivem?

A psicologia do desenvolvimento apresenta uma vasta gama de estudos e opiniões de diversos autores no debate de qual o factor de maior influencia para o bom desenvolvimento humano. Alguns estudiosos dizem ser hereditariedade, ou seja o que é transmitido de pais para filhos, outros apresentam o meio ambiente como o principal factor para um bom desenvolvimento.  

Esta controvérsia tem um lugar de relevância no contexto geral da Psicologia do Desenvolvimento.
Inicialmente, a situação foi estudada pelo filósofo Jean-Jacques Rousseau, que defendia a existência de ideias inatas. Por outro lado John Locke defendia que todo o conhecimento resultava da experiência, através dos órgãos sensoriais, dando assim mais ênfase aos factores do meio.

A seguir iremos apresentar as teorias e os autores que as defendiam que estudaram esta controvérsia.

2 comentários:

  1. Bom. Ando a estudar psicologia no 10º ano, num curso: Técnico de Apoio à Infância, e realmente eu gosto de psicologia!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir